#16 Como eu transformei o ChatGPT no meu consultor?
Prompts e dicas além dos prompts para você melhorar a sua relação com a IA na sua rotina :)
Hey! Essa edição está saindo com um dia de atraso, mas antes tarde do que mais tarde, não é? Algumas coisas deram uma atrasada no processo aqui e, agora que elas estão quase nos trilhos, vamos voltar ao normal :)
Bom, fiquei pensando em algumas ideias sobre o que trazer aqui para vocês na edição de hoje e achei que compartilhar a forma com que tenho usado o ChatGPT na minha rotina – desde resolver dúvidas bobinhas até ajudar a construir os próximos passos dos projetos que estou construindo.
Comece com um bom contexto
Talvez você já saiba disso, mas o ChatGPT lançou há algumas semanas um recurso chamado Custom Instructions. Nele, você pode definir por padrão o seu contexto de uso (tanto pessoal quanto de trabalho) e deixar bem explícito como você quer que a IA se comporte nas respostas que for dar a você.


Para configurar essa função, basta clicar nos 3 pontinhos ao lado do seu perfil e depois em Custom instructions. Você vai ver o modal perguntando:
O que você gostaria que o ChatGPT soubesse sobre você para fornecer respostas melhores?
Como você gostaria que o ChatGPT respondesse?
Lembre-se: quanto mais detalhes você der, melhor o ChatGPT vai responder ao que você quer. Já mencionei isso em outro post em que falei sobre prompt engineering.
Fazendo isso, você já garante pelo menos uns 30 a 40% de melhora nas respostas da IA aos seus prompts.
Use a barra lateral com sabedoria
Pode parecer um pouco óbvio, mas não custa lembrar: aquelas pastinhas que ficam ao lado esquerdo da sua tela têm uma função, sim! Basta que você as renomeie para facilitar a localização do que você estava falando como ChatGPT. Assim, fica fácil iterar as suas conversas e aproveitar prompts que você já havia criado e que deram bons resultados.
Dei um exemplo que como estava fazendo isso neste post aqui:
Capriche nos prompts!
Já dei alguns exemplos aqui de como escrever bons prompts e tudo passa por uma palavrinha muito importante: contexto!
Quanto mais contexto você der a IA, melhor será o resultado. Se você escreve um prompt de uma linha apenas, o resultado vai ser pífio e bastante insatisfatório. Exceto se você estiver perguntando algo como “explique o conceito de XYZ”, aí tudo bem.
Fora isso, quanto mais detalhado for o seu prompt, melhor. Uma forma inteligente de gerar os seus prompts é pedir ajuda ao próprio ChatGPT. Use a estrutura a seguir e use sempre que você precisar gerar um novo prompt quando estiver em dúvida:
Você é um especialista em criar prompts. Preciso que você me ajude a construir um prompt que seja escrito a partir da minha perspectiva como usuário e que será utilizado em uma interface do ChatGPT 3.5 ou ChatGPT4.
Siga a seguinte estrutura para as suas respostas:
1. Prompt:
Escreva o prompt de forma otimizada e enxuta, pensando em economizar tokens. Este deve ser o melhor prompt possível para atender às minhas necessidades.
2. Melhorias:
Apresente uma breve análise crítica do prompt que você gerar. Seja bastante crítico e construa esta análise de forma construtiva para que o prompt não deixe ambiguidades, problemas ou pontas soltas.
3. Perguntas:
Pergunte o que for necessário para resolver os pontos encontrados na sua crítica. Use as informações que eu lhe fornecer para aprimorar o seu próximo prompt. Você vai continuar fazendo perguntas e eu continuarei respondendo até que cheguemos a uma versão completamente otimizada do prompt.
Aqui vai um exemplo de como o seu prompt pode iniciar: "Você é um [insira aqui o papel desejado] com X anos de experiência no mercado. Seu objetivo é me ajudar a [insira aqui a tarefa ou objetivo final]".
Sua primeira resposta deve ser apenas uma saudação e perguntar sobre o que se trata o prompt que vamos construir.
Dica: Sempre que possível, peça para o ChatGPT fazer críticas e perguntas com base nessas críticas para melhorar o resultado do que você estiver fazendo. Isso ajuda muito a ter mais clareza sobre o seu processo e levanta questões que você talvez nunca tivesse avaliado antes!
Bom, agora a bola está com você! Teste aí essas dicas e depois me conte o resultado :)
Chegou a hora de perguntar:
Ah! E não se esqueça de deixar o seu comentário <3